Categories Menu

Publicado 9/dez/2014 - Dica para o professor

Músicas em sala de aula

Em 2014, a canção “A Change Is Gonna Come”, do cantor norte-americano Sam Cooke (1931-1964), completa 50 anos. Um dos grandes sucessos do artista, considerado o fundador da soul music, ela também foi um dos mais importantes hinos da luta por direitos civis nos EUA. A importância política e artística da música foi reconhecida pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, que, em 2007, a escolheu para ser preservada em seu acervo.

A história da música está diretamente relacionada à luta contra o preconceito racial e por direitos igualitários entre negros e brancos nos EUA. Em 1963, o cantor e sua banda tentaram se hospedar num hotel somente de brancos e foram barrados. Como Cooke protestou contra o gesto discriminatório, acabou preso. O biógrafo do artista, Peter Guralnick, diz que a canção foi composta um mês ou dois depois desse fato.

Com um refrão poderoso, que diz “Mas eu sei que uma mudança virá, oh, sim, ela virá” (“But I know a change gonna come, oh yes it will”), a canção tornou-se um importante símbolo da luta por mudanças num período de grandes transformações na sociedade norte-americana.

Em sala de aula, ela pode ser trabalhada paralelamente a outras obras famosas e que também se associaram diretamente à luta por direitos civis e também contra atos do governo norte-americano, como aqueles relacionados à Guerra do Vietnã. Nesse caso, vale lembrar outra canção famosa e importante, “Blowin’ in the Wind”, de Bob Dylan. Outra possibilidade é propor uma atividade comparativa com canções produzidas nos EUA e no Brasil durante a ditadura militar, e discutir o papel das músicas na mobilização da sociedade e no questionamento da ordem social.

 

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva o CAPTCHA abaixo *