Museu das Coisas Banais
O Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas criou o projeto do Museu das Coisas Banais. A ideia é criar um espaço voltado à preservação digital de objetos de uso banal, mas que são portadores de valores afetivos para diferentes indivíduos.
O acervo do museu é formado por contribuições de seus usuários. Com isso, espera-se que o espaço permita a reflexão sobre as relações entre a memória e a cultura material de nosso mundo. Nesse caso, o acervo do museu pode servir para iniciar discussões em sala de aula sobre diferentes formas de analisar e estudar a história das sociedades humanas por meio da cultura material e também sobre as relações de objetos com a construção de memórias e relações com o tempo e o passado.
Os alunos podem, por exemplo, observar o acervo do museu e refletir sobre os significados históricos que esses objetos apresentam sobre a nossa sociedade. Eles também podem refletir sobre a própria construção de suas memórias individuais, também permeadas por objetos de uso cotidiano e aparentemente banais. Isso é especialmente interessante quando se pensa em atividades voltadas para o desenvolvimento de uma concepção de historicidade em crianças menores, como aquelas que estudam história nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por meio do museu, é possível dar uma concretude ao sentido de fonte documental e ajudar a desenvolver conceitos de permanência e mudança por meio da observação da cultura material. Para conhecer o acervo, visite:http://wp.ufpel.edu.br/museudascoisasbanais/.