Animação aborda relações trabalhistas hoje
O curta-metragem de animação “El Empleo” (O Emprego), feito pelo diretor argentino Santiago Grasso, pode ser utilizado em sala de aula para tratar do desenvolvimento do capitalismo e das relações de trabalho criadas nesse sistema.
O filme, que não utiliza diálogos, mostra um personagem levantando e se preparando para ir ao trabalho. Em seu percurso, outros indivíduos aparecem desempenhando a função de objetos: portas, faróis de trânsito, carros etc. E o próprio protagonista, que aparentemente ainda é um indivíduo, também se torna ele mesmo um objeto (um tapete) ao final do filme.
Como o filme é curto e tem uma mensagem muito clara, é um excelente meio para tratar temas relacionados à Revolução Industrial: o desenvolvimento do capitalismo, a exploração da mão-de-obra e a acumulação de capital a partir da industrialização da economia mundial. Além disso, é possível propor atividades interdisciplinares, relacionando, por exemplo, história e geografia para discutir as relações trabalhistas no presente e suas conexões com a história do desenvolvimento do capitalismo. A coisificação do trabalhador pode ser discutida para tornar mais claro o tema do enriquecimento da burguesia a partir do trabalho do proletariado.
Para assistir ao filme, visite o site http://vimeo.com/32966847.