História em movimento
Voltada para alunos do Ensino Médio, a coleção História em movimento foi lançada pela editora Ática em 2011. Clique aqui para ver um vídeo de apresentação da obra.
Inscrita no PNLD de 2012, a obra foi a mais bem avaliada daquele programa, como pode ser visto nesta tabela divulgada pelo MEC.Clicando aqui você abre o Guia do Livro Didático e encontra a análise da obra feita pelos avaliadores do MEC na ocasião.
Essa versão foi atualizada e agora participa do PNLD 2015, cujo processo de seleção está previsto para terminar em agosto de 2014.
O Guia do Livro Didático do PNLD 2015 pode ser acessado clicando aqui. A análise da coleção História em Movimento começa na página 56.
A coleção encontra-se dividida em três volumes e tem como principais características:
- Trabalho com leitura de imagens;
- História regional, abordando de forma contextualizada todos os estados brasileiros.
- Grande abordagem da história da África e dos africanos e afro-descendentes no Brasil;
- Grande abordagem da história dos povos indígenas brasileiros;
- Relação passado x presente;
- Trabalho com conceitos;
- Trabalho interdisciplinar;
- História de sociedades orientais.
- Atividades que buscam desenvolver o espírito crítico e a formação cidadã dos alunos;
- Leitura e análise de diferentes gêneros textuais;
- Texto em linguagem clara e acessível ao público jovem.
- Manual com orientações sobre como trabalhar cada um dos capítulos;
- Manual com sugestões de avaliação exclusivas para o professor
As propostas metodológicas do Projeto Teláris: História e da coleção História em movimento foram pensadas como sendo complementares, possuindo, portanto, muitos pontos em comuns. Na tabela abaixo, apresentamos a estrutura geral da coleção História em movimento, com cada uma das seções encontradas nos livros. Clicando sobre os links (em azul), você encontrará a descrição e as propostas pedagógicas de cada uma das seções. Para conhecer o índice de cada volume, clique no link Capítulos.
Estrutura da obra |
Elementos |
||
---|---|---|---|
Unidade |
Abertura de unidade |
Texto de abertura | |
Atividade Começo de conversa | |||
Capítulos |
Texto central e seções de texto |
Abertura de capítulo | |
Texto central | |||
Boxes gerais | |||
Passado presente | |||
Eu também posso participar | |||
Olho vivo | |||
Patrimônio e diversidade | |||
Enquanto isso… | |||
Mundo virtual | |||
Sugestões de filmes e livros | |||
Glossário | |||
Atividades no interior de boxes e de seções |
Diálogos | ||
Sua comunidade | |||
Sua opinião | |||
De olho no mundo | |||
Atividades no final do capítulo |
Interpretando documentos | ||
No mundo das letras | |||
Organizando as idéias | |||
Hora de refletir | |||
Fechamento de unidade |
Atividade Fechando a unidade | ||
Manual do professor |