Coleções didáticas
Entendemos que estudar história não se resume simplesmente a aprender os fatos que aconteceram há dezenas, centenas ou milhares de anos, decorar datas ou conhecer os nomes de pessoas e de lugares que se destacaram em determinados períodos históricos. Em nossa opinião, o ensino de história deve ir muito além disso.
Por ser um poderoso instrumental para a compreensão das experiências sociais, culturais, tecnológicas, políticas e econômicas da humanidade ao longo do tempo, a História tem papel fundamental na construção de um mundo mais solidário, fraterno e tolerante.
Por meio da História, os alunos podem compreender e tomar consciência de sua realidade social, ou seja, perceber que seu cotidiano, suas crenças, seus valores, grupos sociais etc integram um processo que tem a ver com o passado.
Assim, em nossa opinião, o ensino de História não apenas contribui para o desenvolvimento da consciência de cidadania do aluno, como também oferece instrumentos que servem para a construção de sua própria identidade.
Acreditamos que os livros didáticos devem fornecer instrumentos e estratégias pedagógicas que possibilitam ao professor despertar em seus alunos interesses e motivações para agir no mundo em que vivem. O objetivo é formar cidadãos críticos e atuantes. Sentindo-se instigado pelas questões de seu cotidiano, os alunos poderão entender o passado como parte de um processo que lhes permite compreender e tomar consciência de sua realidade social para, a partir disso, atuar sobre ela.
Essas são algumas de nossas crenças em torno do que deve e pode ser o ensino de História. E é baseado nessas premissas que elaboramos nossas coleções. Você pode conhecer mais sobre cada uma delas, clicando nos links abaixo.