Abertura de unidade
A abertura das unidades conceituais é composta por duas partes: um texto acompanhado de foto e as atividades da seção Começo de conversa.
A ideia de pôr em prática um trabalho com conceitos pressupõe a valorização do conhecimento que os alunos possuem sobre a sociedade e sobre as relações sociais, econômicas, políticas, culturais e do cotidiano. Por meio da mobilização de seu conhecimento prévio para a interpretação da realidade, mediada pela atuação do professor, esperamos que os alunos cheguem à construção sistematizada dos conceitos históricos abordados.
O texto de abertura não é um resumo dos assuntos que os alunos estudarão nos capítulos. Os textos das aberturas, têm por finalidade potencializar questões que os educandos, de modo geral, conhecem, mas provavelmente não refletiram a respeito delas de uma forma sistematizada ou numa perspectiva histórica.
Na tarefa de mostrar aos alunos que parte do assunto discutido é de seu conhecimento, criamos, ao final de cada abertura de unidade, a seção Começo de conversa.
Essa seção de atividades tem como objetivo trabalhar os saberes prévios dos alunos. Trata-se de um conjunto de questões que visa a sensibilizá-los para o conceito abordado, apoiando-se no conhecimento que eles já têm sobre o assunto.
Para não incorrer em perguntas que se resumam ao mero “você conhece ou já ouviu falar…”, buscamos situações do cotidiano ou do mundo contemporâneo que ligassem a realidade dos alunos ao conceito trabalhado.