Vamos conhecer o Brasil?
Ficha técnica
Conteúdo programático: Patrimônio material
Objetivo: Elaboração de um folder disseminando o conceito e a importância do patrimônio material.
Duração: 4 semanas
Competências e habilidades
∙ Interpretar o patrimônio histórico;
∙ Entrelaçar saberes de outras disciplinas;
∙ Conhecer a riqueza patrimonial e artística de diversas regiões;
∙ Problematizar a noção de turismo;
Descrição
- Esta é uma atividade bem interessante para ser realizada no 3º ano do Ensino Médio, quando os alunos já adquiriram maior maturidade. Como estímulo inicial, o professor poderá fazer uma exposição sobre o que se entende por turismo e patrimônio histórico cultural, com ênfase no patrimônio material. Nesse momento a utilização de várias imagens com exemplos desses patrimônios em diversas regiões do país tornará o momento mais instigante para a proposta da atividade;
- Logo depois o professor apresentará a proposta, que deverá ser lançada como um desafio: Vamos conhecer o Brasil? A partir deste momento os alunos serão divididos em 5 grupos, cada qual encarregado de pesquisar a respeito uma das cinco regiões brasileiras. Os alunos deverão escolher alguma cidade histórica brasileira da região selecionada e preparar uma pesquisa sobre a localidade: como ela surgiu, quais são suas personalidades de destaque, quais são seus patrimônios históricos, quais são os pratos típicos daquela cidade e/ou região, quais são seus principais museus e acervos históricos.
- O professor poderá sugerir que os alunos conversem com professores de outras disciplinas para, quem sabe, ajudá-los a descobrir outros atrativos: marinhos, geográficos, literários e etc. que valorizem a região por eles defendida;
- No dia da apresentação, cada equipe deverá montar um material de divulgação de sua localidade. Esse material pode ser um pequeno guia turístico ou um folder, com as informações sobre a localidade, com ênfase nos patrimônios materiais que ela possui; juntamente, cada grupo apresenta uma propaganda de jornal ou revista que tenha como objetivo atrair a visita de turistas ao local. O professor de redação poderá orientar os alunos a respeito de como trabalhar as diferenças de linguagens utilizadas em um folder e em um anúncio publicitário.
Referências
GOODEY, Brian. Olhar múltiplo na interpretação de lugares. IN : MURTA, Stela Maris & ALBANO, Celina.