Uma exposição sobre patrimônio imaterial
Ficha técnica
Conteúdo programático: Patrimônio imaterial
Objetivo: Elaboração de exposição disseminando o conceito e a importância do patrimônio imaterial
Recursos: projetor de slides, computador com TV ou multimídia, retroprojetor ou cartões com imagens coladas, imagens exibidas nesta página.
Duração: 2 semanas
Competências e habilidades:
∙ Definir o conceito de cultura;
∙ Problematizar a perspectiva etnocêntrica na construção do saber histórico e na preservação dos patrimônios;
∙ Compreender a ideia de patrimônio imaterial;
∙ Selecionar e analisar imagens de acordo com objetivo proposto;
Descrição
1. Faça inicialmente uma exposição oral discutindo com os alunos os seguintes conceitos: cultura, etnocentrismo e patrimônio imaterial. Para tornar esse momento mais interessante, prepare uma apresentação na qual você poderá apresentar as imagens exibidas nesta página em um data show. Caso a escola não possua este recurso, isso não será um problema, use o retroprojetor ou prepare cartões com as imagens em cartolinas coloridas;
2. Divida a turma em três grupos, de modo que cada um fique encarregado de fazer uma pesquisa de imagem e texto sobre um dos tópicos a seguir:
a) A idéia de cultura;
b) O que é patrimônio imaterial,
c) Exemplos de patrimônios imateriais reconhecidos oficialmente.
3. Na aula seguinte, peça para os alunos elaborarem cartazes, selecionadas as imagens e as frases que integrarão a exposição. Toda imagem exposta deve vir acompanhada de uma legenda que deverá ser criada pelo próprio grupo.
4. Uma dica é na reta final da produção da exposição elaborar um pequeno folder divulgando os dias, horários e local da exposição. Esse folder pode ser distribuído durante o intervalo, instigando a curiosidade dos outros alunos.
5. O ideal é que a exposição fique num lugar central da escola, e que ela esteja bem dividida e organizada por seções que correspondam aos grupos da turma.
Referências
EAGLETON, Terry. A idéia de cultura.Trad. Sandra Castello Branco. São Paulo :Editora UNESP,2005.
LEMOS, Maria Teresa T. B., MATOS, Raimundo Lopes & DEMBICZ, Andrzej. (orgs.) Fronteiras rompidas : multiculturalismo na América Latina. RJ. UERJ/ UESB,Rio de Janeiro,2003.
Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional