História e cultura dos indígenas no Brasil
Duração: Um semestre
Justificativa: Ao lado do negro e do branco, o indígena é um dos elementos que está na base da formação do povo brasileiro. Primeiro ocupante destas terras, os indígenas sofreram, ao longo dos séculos, a perda de seu território por conta da colonização, e viram sua população ser reduzida de forma extremamente drástica, por conta de doenças, guerras etc. Apesar de todos esses problemas, a cultura indígena está presente em nossa sociedade, quer seja por meio da culinária, das danças, do vocabulário e em muitas outras manifestações. Desenvolver um trabalho a respeito das sociedades indígenas do Brasil é uma forma de despertar nos alunos o respeito pela diversidade étnica e cultural.
Planejamento: Ao se estudar a história e a cultura dos indígenas no Brasil tem-se em mãos uma variedade muito grande de assuntos. Portanto, um primeiro passo importante seria definir quais tópicos serão estudados em sala de aula. Ainda assim, mesmo estes tópicos podem ser subdivididos, gerando muitos subtemas.
Apresentamos a seguir sugestão de três grandes tópicos que podem ser trabalhados junto aos alunos, embora estes não sejam os únicos possíveis:
1) Os ameríndios
2) Elementos da cultura indígena
3) Os indígenas no Brasil contemporâneo
Na fase de planejamento, o professor pode dividir a sala em grupos, fazendo com que cada grupo escolha um tópico que deseja estudar. Feito isto, os grupos poderão ser subdivididos em grupos menores, de modo que cada um fique responsável por algum subtema relacionado ao assunto principal.
Escolhido o subtema, os grupos podem fazer um questionário sobre as principais questões que pretenderão ter respondido ao final do trabalho.
Execução
Definidas as metas, os grupos iniciam a fase de levantamento de fontes: visitas a bibliotecas, pesquisas em sites, entrevistas com lideranças das questão indígena etc.
Abaixo listamos sugestões de temas possíveis e propostas que como eles podem ser desenvolvidos:
1) Os ameríndios
a) A ocupação da América – Ainda hoje os pesquisadores não chegaram a um consenso a respeito de que maneira se deu o povoamento do continente americano e quando isso aconteceu. Existem teorias que defendem que o ser humano chegou à América ao fazer a travessia do estreito de Bering (a chamada Rota Asiática); outras teorias defendem que a ocupação se deu a partir da migração de povos de saíram da Malásia e da Polinésia (a chamada Rota Malaio-polinésia); há também os que afirmam que o povoamento deu-se por meio de levas sucessivas de pessoas oriundas da atual Austrália (a chamada Rota australiana). Há ainda aqueles que acreditam que todas essas rotas foram utilizadas no processo de ocupação da América. Estas informações podem servir de ponto de partida para que um grupo de alunos pesquisem as diferentes teorias de ocupação da América. Os estudantes que forem estudar esse tema podem se dividir em grupos, de modo que cada grupo busque informações a respeito de uma dessas teorias. O resultado pode ser apresentado sob a forma de cartazes.
b) As tradições – Na arqueologia, o termo tradição refere-se a um conjunto de elemento materiais e técnicas reproduzidas por um certo período de tempo por determinados grupos. Ao se estudar os ameríndios que viveram no atual território brasileiro, encontramos, portanto, a existência de diferentes tradições: Umbu, Humaitá, Marajoara, etc. Os vestígios deixados por esses ameríndios são variados: objetos de cerâmica, pinturas rupestres, instrumentos de caça, pesca, sambaquis, entre outros. Os alunos que forem estudar esse tema podem se dividir em grupos, de modo que cada grupo busque informações a respeito de uma dessas tradições. O resultado do trabalho pode ser apresentado sob a forma de cartazes. Também, pode-se utilizar a argila para tentar reproduzir os diferentes objetos produzidos por esses povos, como vasos, urnas, imagens antropomórficas etc.
2) Elementos da cultura indígena
a) Drogas do sertão – Drogas do sertão é o nome pelo qual ficou conhecida uma grande variedade de plantas que os indígenas utilizavam para tratar as doenças. Muito desse conhecimento milenar foi transmitido para a nossa sociedade. Tomando as drogas do sertão como ponto de partida, os alunos podem fazer um trabalho que consiste na elaboração de uma pequena enciclopédia ilustrada trazendo informações sobre essas diferentes plantas e seus fins medicinais. Se conseguirem exemplares dessas drogas do sertão, pode-se montar um painel com elas. O trabalho pode ser enriquecido com entrevistas feitas juntos a profissionais da área de saúde e também, se possível, com membros de comunidades indígenas. Esse é um trabalho que pode ser feito em conjunto entre os professores de História, Língua Portuguesa (Redação) e Ciências.
b) Lendas – São muitas e extremamente ricas as lendas indígenas. Os alunos que ficarem encarregados de estudar as lendas podem fazer um trabalho que consiste em organizar uma antologia de lendas de diferentes povos. O resultado pode ser apresentado sob a forma de um livro ilustrado. Os alunos também podem montar uma peça de teatro a partir de uma das lendas coletadas. Esse é um trabalho que pode ser feito em conjunto entre os professores de História, Língua Portuguesa (Redação) e Artes.
c) Aldeia – Usando a carta de Caminha e fotografias recentes como ponto de partida, os alunos podem elaborar uma maquete mostrando como se encontra organizada uma aldeia indígena. A partir dos diferentes ambientes desta aldeia, o aluno pode apresentar um painel sobre os hábitos e costumes dos povos indígenas.
3) O indígena no Brasil contemporâneo
a) Vocabulário – É grande, na língua portuguesa, o número de vocábulos de origem indígena. Elas dão nome a animais, lugares, cidades, plantas, alimentos etc. Um grupo de aluno pode ficar encarregado de fazer um levantamento dessas palavras, encontrar suas raízes etmológicas e, ao final, elaborar um pequeno dicionário.
b) Os problemas enfrentados pelos indígenas – Os povos indígenas enfrentam, hoje, uma série de problemas: demarcação de terras, invasão de suas propriedades, contaminação de suas reservas d´água por conta da mineração, biopirataria, mortalidade infantil entre outros. Para tratar de todos esses assuntos, os alunos encarregados do tema podem elaborar um jornal, com reportagens variadas sobre a questão. Para as reportagens, eles podem entrevistar representantes da Funai, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), lideranças indígenas, parlamentares etc. O trabalho pode ser feito em conjunto entre os professores de História e Língua Portuguesa (redação).
Apresentação
Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ser apresentados em uma feira cultural ao final do semestre.