Texto central
Desenvolvemos nesta coleção um trabalho inédito no que diz respeito à metodologia do ensino de História em livros didáticos. Trata-se do conceito da imagem condutora.
Vivemos em uma sociedade imagética e acreditamos que, assim como os alunos precisam aprender a ler e a escrever, eles também precisam ser “alfabetizados” na leitura e interpretação de imagens para terem condições de desenvolver um olhar crítico do universo em que vivem.
Nesta coleção, em muitos capítulos, o texto central gira em torno da chamada imagem condutora. Elas foram assim denominadas pois, a partir da análise dos vários elementos de uma única imagem, procuramos apresentar os diferentes conteúdos do capítulo. Isso permite aos alunos perceberem que as imagens não são neutras e podem trazer muitas informações a respeito do período em que foram feitas.
A imagem, portanto, não está simplesmente ilustrando um capítulo; pelo contrário, ela é uma verdadeira ferramenta pedagógica e funciona como o fio condutor ao longo do qual o texto central será desenvolvido.
No exemplo abaixo, os diferentes elementos pictóricos do mapa Terra Brasilis, um dos primeiros mapas a representar o atual território brasileiro, servem como ponto de partida para a construção do texto a respeito do início da colonização da América pelos portugueses.