A primeira deputada negra do Brasil
A primeira deputada negra do Brasil
A catarinense Antonieta de Barros é uma pioneira: além de ter sido a primeira mulher a ser eleita deputada estadual por Santa Catarina, ela também é a primeira parlamentar negra da história do Brasil.
Nascida em Florianópolis em julho de 1901, era de família pobre e ingressou aos 17 anos na Escola Normal, onde se formou para trabalhar no magistério. Sua primeira atividade educacional foi a criação de um curso de alfabetização para pessoas carentes. Além do ensino, ela também desempenhou atividades no jornalismo e militou por direitos para as mulheres. Em 1934, filiou-se ao Partido Republicano Catarinense e foi eleita deputada estadual naquele mesmo ano. Ficou no cargo até 1937, quando o presidente Getúlio Vargas fechou o Congresso Nacional e dissolveu as Assembleias. Após a redemocratização, Antonieta de Barros voltou a participar da política, tendo sido deputada estadual por Santa Catarina entre 1947 e 1951. Morreu em 1952, com 51 anos.
A figura de Antonieta de Barros possibilita diversas discussões em sala de aula. Ela pode ser escolhida para tratar dos direitos políticos das mulheres a partir de 1934, quando foi promulgada a primeira Constituição concedendo direito de voto às mulheres. A partir dela, é possível, por exemplo, propor a pesquisa de outras mulheres que lutaram por direitos e participação política no mesmo período. Pode-se também aproveitar sua trajetória para discutir a política no período Vargas, entre outros temas. Uma sugestão de material para introduzir essa discussão é o vídeo que relata um pouco de sua trajetória: http://www.historiaeimagem.com.br/antonieta-de-barros/.